sábado, 9 de abril de 2011

Mecanismos de Defesa Especifica

Os mecanismos de defesa especifica, também designados imunidade adquirida, são desencadeado alguns dias após o inicio da invasão dos agentes patogénicos. Esta terceira linha de defesa assenta nas acções dos linfócitos que são dirigidas de forma especifica contra um determinado tipo de agente agressor.



Os linfócitos T são responsáveis por a imunidade mediada por células.
Os linfócitos B são responsáveis por a imunidade humoral.

Uma molécula que seja capaz de desencadear uma resposta especifica de um linfócito designa-se antigénio. Os receptores de antigénios presentes nos linfócitos permitem, posteriormente, fazer o reconhecimento dos mesmos, por isso, passam a ser capazes de participar na resposta imunitária, sendo designados de imunocompetentes. Durante este processo, os linfócitos também adquirem a capacidade de distinguir o que é próprio do que é estranho ao organismo.


Imunidade Humoral

A imunidade humoral, também designada por imunidade mediada por anticorpos depende da capacidade dos linfócitos B reconhecerem antigénios específicos, iniciando uma resposta para proteger o organismo contra os agressores.



Quando os anticorpos se ligam aos antigénios dos agentes infecciosos provocam:
Neutralização directa de bactérias e vírus
Aglutinação
Precipitação de antigénios solúveis
Activação do sistema complemento
Estimulação da fagocitose

Como um anticorpo tem a forma de "y" apresenta duas regiões variáveis e, por isso, dois locais de ligação ao antigénio.

Região constante: Participa na interacção com outros elementos do sistema imunitário e determina a classe a que pertence a imoglubina.

Região variável: na porção terminal das cadeias leves (Cadeias curtas) e pesadas ( cadeias pesadas), existe uma região cuja sequência de aminoácidos é distinta e própria de cada anticorpo. 



Imunidade Mediada por Células

A imunidade celular ou mediada por células é realizada com base na acção dos linfócitos T, que têm também, capacidade de reconhecimento de antigénios.

Pode considerar-se que a resposta mediada por células tem inicio com a apresentação do antigénio aos linfócitos T. Esta apresentação pode ser realizada por macrófagos, por linfócitos ou por células infectadas por vírus.


Sem comentários:

Enviar um comentário