sexta-feira, 8 de abril de 2011

Imunidade

O sistema imunitário é um conjunto de órgãos, tecidos e células capaz de reconhecer os elementos próprios e estranhos ao organismo e de desenvolver acções que protegem o organismo contra potenciais agentes agressores patogénicos (bactérias, vírus) ou químicos (toxinas); tambem é responsavel de agentes destruição de células cancerosas.
As glicoproteinas da superfície membranar que permitem identificar uma célula pertencente ou não a um determinado organismo tomam a designação de marcadores.  Estes marcadores são codificados por um conjunto de genes ligados e constituem o complexo maior de histocompatibilidade.
Quando o sistema imunitário detecta marcadores diferentes dos que são próprios do organismo desencadeia uma resposta imunitária. Uma resposta imunitária é um conjunto de processos que permite ao organismo reconhecer a presença de substancias estranhas ou anormais, de forma a que sejam neutralizadas ou eliminadas.


Constituintes do sistema imunitário
- órgãos linfóides
  • Primários (locais onde os leucócitos se diferenciam e atingem a maturação) – timo, medula óssea.
  • Secundários (locais de desenvolvimento da resposta imunitária) – baço, gânglios linfáticos, amígdalas, tecido linfático disperso associado a mucosas.

- Células efectoras
  •  Primariamente, são 2 tipos de leucócitos, alguns dos quais podem evoluir para células mais especializadas na defesa do organismo.




Sem comentários:

Enviar um comentário